(Re)escrever

MENU

Os Space Transcribers reúniram uma equipa internacional de 33 estudantes e 8 mentores internacionais de diversas áreas disciplinares para debater e tornar visível as complexidades e realidades existentes em três bairros sociais da cidade de Braga.

Entre os dias 4 a 9 de Setembro de 2017 decorreu o Transcribe Summer Lab em Braga, evento organizado pelo colectivo de jovens Space Transcribers a convite do Município de Braga. Este evento, integrado no projeto ReEscrever o Nosso Bairro promovido pelo Município de Braga, foi um laboratório experimental e teórico-prático, no qual uma equipa selecionada de 33 estudantes provenientes de diversas nacionalidades e áreas disciplinares discutiram e elaboraram trabalhos práticos cujo principal objetivo foi tornar visível as complexidades e as realidades existentes em três bairros sociais da cidade – Bairro Social das Enguardas; Bairro Social de Santa Tecla e Complexo Habitacional do Picoto.

Estes estudantes foram distribuídos em três grupos de trabalho, um por bairro, e acompanhados por uma equipa de profissionais e académicos especialistas nos temas que foram abordados. O espaço de trabalho deste Summer Lab decorreu no Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa, e os trabalhos resultantes resultaram de uma forte componente de trabalho de campo, no qual se encaminharam os estudantes a vivenciarem os espaços do bairro e a interagirem com os seus moradores.

Entre as 19:00 e as 20:00 dos dias 4,5,6 e 8 de Setembro, no auditório do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa, decorreram ainda sessões abertas ao público, realizadas por convidados especialistas que apresentaram casos de estudo práticos sobre os temas explorados.

Para aceder ao programa detalhado do Summer Lab, por favor consulte: Transcrever Summer Lab
ou a página do facebook dos Space Transcribers.