(Re)escrever

MENU

“(Re)Escrever o nosso bairro” é um projeto a três anos promovido e coordenado pelo Município de Braga, que agrupa um conjunto de iniciativas que procuram promover uma efetiva inclusão de comunidades residentes em três bairros sociais em Braga.

O Município de Braga, entidade líder da parceria, viu aprovado no seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) o Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD) que toma como prioritários três bairros sociais da cidade: o Bairro de Santa Tecla, o Bairro Social das Enguardas e o Complexo Habitacional do Picoto. São três Bairros de gestão pública, a cargo da Câmara Municipal e da Bragahabit, quer no respeita ao edificado quer no que respeita ao espaço público. A seleção destes três Bairros respeita a prioridade atribuída e assumida, pelo município de Braga, à regeneração urbana e ambiental de zonas residenciais desqualificadas, particularmente dos Bairros Sociais e, neste âmbito, à reabilitação do edificado, à qualificação do espaço público e de equipamentos coletivos, enquanto intervenções centrais para a melhoria das condições de vida das populações e para a eficácia dos processos de inclusão social.
Assim, em articulação com as intervenções previstas no PAICD, delineamos a operação “(Re)Escrever o nosso bairro” na medida em que pretendemos promover iniciativas de inclusão social, nos bairros sociais definidos no PEDU, de forma a articular as intervenções imateriais com os locais alvos da intervenção urbanística. Auxiliar à reabilitação urbana surge a preocupação decorrente de uma efetiva inclusão das comunidades residentes, através do desenho de uma ação que potenciasse o sentido de identidade e de pertença, permitindo a reconstrução “com” os residentes e não apenas “para” os residentes. Pretendemos desta forma não só dar uma nova vida a estes bairros, com a renovação das infraestruturas, como também colmatar falhas de integração social, de emprego e de capacitação de lideranças locais com um conjunto de atividades definidas nesta operação. Estas atividades acabam por se definir enquanto propostas integradoras para a inclusão ativa, com programas inovadores de experimentação social e de animação territorial, pedagógicos, sociais e artísticos, que incitam o empreendedorismo e emprego nestas comunidades.


Promotor




Parceiros